A ação, movida pelo Instituto Vakinha, arrecadou quase R$ 80 milhões.
Nesta segunda-feira (26/08), ocorreu a apresentação do Relatório de Impacto da maior campanha solidária do Brasil, promovida pelo Instituto Vakinha. O evento, que contou com a participação de Jaime Wagner, investidor-anjo e sócio fundador do Vakinha, destacou a magnitude da arrecadação e o impacto positivo gerado pela campanha em resposta à maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.
Com um valor arrecadado de R$ 79.771.527,39, a campanha mobilizou em torno de 1,3 milhão de doadores e contou com o apoio de mais de 100 empresas e 150 influenciadores. O esforço conjunto resultou na ajuda a cerca de 95 municípios e no financiamento de mais de 600 projetos voltados para os desabrigados e vítimas das enchentes que atingiram 478 cidades do estado, afetando quase 2,4 milhões de pessoas e causando 183 mortos.
A campanha foi desenvolvida em duas fases. Na Fase 1, foram destinados cerca de R$ 40 milhões para atender às necessidades emergenciais. Esses fundos foram utilizados para a reconstrução de hospitais e pontes, a criação de abrigos temporários, a compra de materiais e suprimentos essenciais, e o apoio ao resgate e cuidado com animais.
Na Fase 2, o Vakinha firmou uma parceria com a Synergia, consultoria especializada em gestão socioambiental em situações de desastres, que está auxiliando na nova etapa da destinação dos recursos, utilizando estudos e índices para identificar e priorizar as necessidades mais urgentes.
A iniciativa reuniu mais de 100 empresas, além de 150 influenciadores em redes sociais. O valor foi destinado para 95 municípios afetados e está beneficiando mais de 600 projetos nas áreas de assistência social, educação, reestruturação econômica, saúde, habitação e saneamento. Mais de 1,3 milhão de pessoas realizaram doações pelo Vakinha durante a campanha.
O evento celebrou não apenas o sucesso da iniciativa, mas também a corrente de solidariedade que uniu pessoas de todo o mundo para ajudar o Rio Grande do Sul a se recuperar das devastadoras cheias. O Vakinha, em parceria com Badin Colono e Pretinho Básico, se consolidou como um pilar de apoio neste momento de crise.
Wagner, um dos sócios fundadores do Vakinha e Diretor da PowerSelf, expressou seu orgulho e emoção ao testemunhar a transformação proporcionada pela campanha. Ele ressaltou que “ver o impacto real da campanha, a ajuda às milhares de famílias desabrigadas e a mobilização nacional, é algo que toca profundamente. A jornada do Vakinha tem sido longa, mas o resultado mostra a força daquela ideia de 2008 e, mais importante, a solidariedade e o poder de unir esforços em prol de um bem maior”.
Fonte: Assessoria Jaime Wagner/PowerSelf com informações de Vakinha, Defesa Civil e Correio do Povo
Imagem: Jaime Wagner/Vakinha