Formulários para o Planejamento Diário

Formulários para o Planejamento Diário
Para você se organizar e aumentar sua produtividade, use esses dois formulários para um planejamento eficaz do seu dia e adote a disciplina do planejamento diário

Pendências e Ações Futuras
A melhor forma de diminuir pendências é agendá-las em dias futuros decidindo esquecê-las até lá. Adotando o hábito do planejamento diário, você usará esse formulário para não acumular pendências nas Caixas de Entrada ou em bilhetes, melhornado seu foco no que está fazendo agora.

Lista de Ações Diárias
O objetivo da atividade de planejamento diário é a preparação da ferramenta Plano Diário, que é o conjunto da sua Lista de Ações Diárias e da sua Agenda de Compromissos do dia. A primeira contém a lista priorizada das ações que você decidiu realizar no dia e a segunda mantém os compromissos com hora confirmados para o dia. O Plano Diário é a sua bússola para manter o foco ao longo do dia.

Muitas pessoas apenas reagem ao que lembram ou lhes pedem. Outras mais ocupadas usam diariamente Caixas de Entrada, Blocos de Notas, Agendas e To Do Lists em diferentes dispositivos. Poucas priorizam as ações planejadas para o dia. Executar ou agendar não é planejar. Planejar o dia é decidir confirmar e priorizar os compromissos e tarefas que estavam agendadas.

Mantenha a agenda que você já usa exclusivamente para compromissos com hora. Tarefas individuais cujo início depende de iniciativa devem ir em To Do Lists. Porém, as To Do Lists misturam três tipos de tarefas: Pendências Sem Data, Ações Futuras e Ações Diárias. Usando os dois formulários disponibilizados você a entenderá essa diferença e conseguirá reduzir seu estresse.

Para conhecer as melhores práticas para reduzir pendências o agendar tarefas e compromissos veja o curso Organização da Ação ou adquira a Coleção Organização que inclui ainda os cursos Uma Questão de Prioridades e Organização da Informação.

Pendências sem data ou indefinidas geram culpa e preocupação. A melhor forma de diminuir pendências é agendá-las em dias futuros decidindo esquecê-las até lá. Mas essa “des-pré-ocupação” requer a adoção do hábito do planejamento diário. Quem não adota este hábito acumula pendências nas Caixas de Entrada ou à vista por receio de esquecê-las e está sempre pré-ocupado com tudo o que tem para fazer, prejudicando o foco no que está fazendo.

O planejamento diário deve ser feito num Tempo Calmo sem interrupções. O objetivo da atividade de planejamento diário é a preparação da ferramenta Plano Diário, que é o conjunto da sua Lista de Ações Diárias e da sua Agenda de Compromissos do dia. A primeira contém a lista priorizada das ações que você decidiu realizar no dia e a segunda mantém os compromissos com hora confirmados para o dia. O Plano Diário é a sua bússola para manter o foco ao longo do dia.

Recomendamos o uso da Matriz Eisenhower na priorização das ações diárias no campo ABC. Veja o curso Uma Questão de Prioridades para aprender a usá-la e praticar a reflexão no dia a dia.

No Tempo Calmo olhe o formulário de Ações Futuras, a Lista de Ações Diárias e Anotações de ontem e suas Pendências para verificar se há algo que deva ser incluído na lista de hoje. Evite transformar a Lista Diária numa Lista de Pendências, enchendo-a de lembretes. Faça uma estimativa aproximada da duração das tarefas que caiba no tempo livre entre compromissos, deixando alguma folga para demandas inesperadas e urgentes. Durante o Tempo Calmo você pode reagendar tarefas para dias futuros ou desmarcar compromissos para aumentar o tempo livre para tarefas.

No curso “Planejamento” você encontra instruções detalhadas para o planejamento diário.