Notícias

30, AGO DE 2024

Jaime Wagner participa de evento de prestação de contas da Maior Campanha Solidária do Brasil

Jaime Wagner participa de evento de prestação de contas da Maior Campanha Solidária do Brasil

A ação, movida pelo Instituto Vakinha, arrecadou quase R$ 80 milhões.

Nesta segunda-feira (26/08), ocorreu a apresentação do Relatório de Impacto da maior campanha solidária do Brasil, promovida pelo Instituto Vakinha. O evento, que contou com a participação de Jaime Wagner, investidor-anjo e sócio fundador do Vakinha, destacou a magnitude da arrecadação e o impacto positivo gerado pela campanha em resposta à maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul.

Com um valor arrecadado de R$ 79.771.527,39, a campanha mobilizou em torno de 1,3 milhão de doadores e contou com o apoio de mais de 100 empresas e 150 influenciadores. O esforço conjunto resultou na ajuda a cerca de 95 municípios e no financiamento de mais de 600 projetos voltados para os desabrigados e vítimas das enchentes que atingiram 478 cidades do estado, afetando quase 2,4 milhões de pessoas e causando 183 mortos.

A campanha foi desenvolvida em duas fases. Na Fase 1, foram destinados cerca de R$ 40 milhões para atender às necessidades emergenciais. Esses fundos foram utilizados para a reconstrução de hospitais e pontes, a criação de abrigos temporários, a compra de materiais e suprimentos essenciais, e o apoio ao resgate e cuidado com animais.

Na Fase 2, o Vakinha firmou uma parceria com a Synergia, consultoria especializada em gestão socioambiental em situações de desastres, que está auxiliando na nova etapa da destinação dos recursos, utilizando estudos e índices para identificar e priorizar as necessidades mais urgentes.

A iniciativa reuniu mais de 100 empresas, além de 150 influenciadores em redes sociais. O valor foi destinado para 95 municípios afetados e está beneficiando mais de 600 projetos nas áreas de assistência social, educação, reestruturação econômica, saúde, habitação e saneamento. Mais de 1,3 milhão de pessoas realizaram doações pelo Vakinha durante a campanha.

O evento celebrou não apenas o sucesso da iniciativa, mas também a corrente de solidariedade que uniu pessoas de todo o mundo para ajudar o Rio Grande do Sul a se recuperar das devastadoras cheias. O Vakinha, em parceria com Badin Colono e Pretinho Básico, se consolidou como um pilar de apoio neste momento de crise.

Wagner, um dos sócios fundadores do Vakinha e Diretor da PowerSelf, expressou seu orgulho e emoção ao testemunhar a transformação proporcionada pela campanha. Ele ressaltou que “ver o impacto real da campanha, a ajuda às milhares de famílias desabrigadas e a mobilização nacional, é algo que toca profundamente. A jornada do Vakinha tem sido longa, mas o resultado mostra a força daquela ideia de 2008 e, mais importante, a solidariedade e o poder de unir esforços em prol de um bem maior”.

Fonte: Assessoria Jaime Wagner/PowerSelf com informações de Vakinha, Defesa Civil e Correio do Povo

Imagem: Jaime Wagner/Vakinha